Três gerações se passaram, e A Mão Branca, a cada geração, renovou-se de acordo com a geriatria e gerontologia de sua época. Hoje, no limiar do novo século, depois de chegar à excelência no trato com o idoso, proporcionando a todos muito carinho, lazer e calor humano ... (leia mais)
 

Café da tarde comemora o Dia do Vovô

No dia 26 de julho comemoramos o Dia dos Avós e para tornar a data ainda mais especial “A Mão Branca” promoveu um Café da Tarde entre os idosos da entidade.

Na ocasião, os vovôs e vovós da “A Mão Branca” comemoraram a data com seus netos e familiares. A tarde seguiu-se animada com a apresentação de música ao vivo. Confira fotos da comemoração do Dia dos Avós:





A Mão Branca e Dal Bem Home Care promovem Curso de Cuidadores de Idosos

O cuidado com a saúde e com bem-estar do idoso exige uma atenção especial por parte dos familiares, cuidadores e enfermeiros. Com necessidades distintas e muitas vezes não compreendidas, as pessoas da terceira idade sofrem com tratamentos inadequados e com a falta de conhecimentos específicos para atendê-los.

Foi pensando nisso que a Associação Beneficente de Amparo a Idosos – A Mão Branca, em parceria com a Dal Bem Home Care trará entre os dias 10/08 a 26/10, o Curso de “Cuidadores de Idosos”. Ele será realizado na aos sábados, das 08h30 às 16h30, no município de Campo Limpo Paulista (SP).

Destinado a profissionais e familiares que desejam conhecer mais sobre a terceira idade e suas particularidades, o curso traz informações úteis sobre os principais fatores que influenciam nas atividades de vida diária do idoso, além de saber mais sobre como ser um cuidador, sob todos os aspectos.

Os interessados devem ter o Ensino Fundamental completo e ser maior de 18 anos. O curso tem o custo de R$ 100,00 e a matrícula é de R$ 30,00. As matrículas podem ser feitas a partir de 15/07 na recepção da A Mão Branca – Av. Santo Amaro, 6.487 - SP, das 8hs às 17hs

Documentos para a matrícula:
Cópia do RG;
Cópia do CPF;
Comprovante de endereço;
Cópia do diploma ou certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio;

Ao final do curso, os participantes receberão um certificado e estará apto a ser cuidador de idosos, seja pessoal ou profissionalmente.

Serviço:
Curso de Cuidadores de Idosos
Data: 10/08 a 26/10 – Aos sábados das 8h30 às 16h30
Carga horária: 80 horas
Matrículas: de 15 a 23/07 – Na A Mão Branca
Informações: (11) 5523-2055


Luciana Temer, secretária da Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo, visita “A Mão Branca”

Na manhã do dia 18 de junho, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo, Luciana Temer, foi recebida pela presidente da “A Mão Branca”, Elizabeth Zogbi, em visita à entidade. No encontro, a secretária conheceu as instalações da “A Mão Branca”, além de presenciar a execução dos  projetos sociais que são desenvolvidos pela entidade, voltados à assistência e cuidado com o idoso.

Entre os assuntos discutidos na visita estiveram  as futuras parcerias e convênios  entre “A Mão Branca” e o Governo do Estado de São Paulo em projeto (ainda em desenvolvimento) para a criação de Centros Dias – Centros de Permanência Diários para Idosos.

No encontro, foi debatido também a disponibilização de ônibus para os passeios dos idosos da entidade, pelo governo do Estado, além de uma proposta para convênio com a prefeitura do Campo Limpo (SP) para a criação e estruturação do Núcleo de Convivência do Campo Limpo.

Ainda sobre a expansão ao atendimento de idosos, a presidente da entidade informou a secretária da necessidade de se obter um novo terreno para a construção de uma nova Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da “A Mão Branca”. Luciana Temer se prontificou a analisar as propostas e solicitações da entidade e manter o contato para futuras visitas e parcerias.



Rotary Club Sul e A Mão Branca reinauguram a sala de fisioterapia da entidade

Dando continuidade à parceria entre A Mão Branca e o Rotary Club Sul de São Paulo, as entidades reinauguraram no dia 26 de junho, a nova Sala de Fisioterapia da unidade. O local, que realiza cerca de 60 atendimentos mês, recebeu novos aparelhos para facilitar o trabalho dos quatro fisioterapeutas da casa, entre eles duas macas, duas bolas bobath, uma bicicleta ergométrica, dois aparelhos de ultrasson, um aparelho a laser, um oxímetro, uma barra paralela, um espaldar e um espelho. De acordo com Simone Cunha, coordenadora de Fisioterapia da A Mão Branca, “esses equipamentos vão contribuir muito para o atendimento e reabilitação dos idosos da unidade”.

Na ocasião, estiveram presentes a presidente da “A Mão Branca” - Elizabeth Zogbi, o presidente do Rotary Club Sul – Marcos Totoli, a presidente da Comissão de Serviços Humanitários – Carmem Monteiro, e os membros do Rotary – Beatriz Assad Rodrigues e Agusti Rodés.


A Mão Branca promove palestra sobre Risco de Queda

Para conscientizar e discutir sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir quedas em idosos, A Mão Branca, em parceria com a Dal  Ben Home Care promoveu a palestra “Risco de Queda”, nos dias 11 e 12 de junho, em São Paulo.

Ao todo foram quatro palestras voltadas à diretoria, voluntários, familiares, moradores, funcionários e cuidadores dos idosos. Na ocasião, os participantes puderam obter conselhos e discutir ações simples de adaptação e cuidado que evitem os riscos de queda à terceira idade. 


Entidade japonesa doa equipamentos para a associação

Uma das importantes notícias deste ano de comemorações foi a doação de equipamentos hospitalares feitas pelo Rotary Club de Nagoya para a Mão Branca. Um encontro entre a cultura japonesa e a libanesa ocorreu no último dia 4 de fevereiro, na sede da entidade, em Santo Amaro.

Presenças importantes como o presidente do Rotary de Nagoya Yozo Ooka, o cônsul do Japão em São Paulo, Akira Suzuki, o presidente do Rotary São Paulo Sul, Mário Nurkin, Elizabeth Zogbi e diretores da Mão Branca marcaram a singela cerimônia de entrega dos materiais. Um reconhecimento importante para a nobre causa do idoso.



Associação de amparo aos idosos é homenageada na Câmara

A Câmara Municipal realizou uma sessão solene em homenagem à associação beneficente "A Mão Branca", que atende idosos desde 1912 em São Paulo. Fundada por um grupo de senhoras sírio-libanesas, a entidade se tornou referência na área de gerontologia e geriatria.

 De acordo com o vereador Paulo Frange (PTB), proponente da cerimônia, a instituição é uma referência e um modelo a ser seguido, e a homenagem prestada pela Câmara Municipal "ajuda a chamar a atenção da sociedade para uma entidade que tem 100 anos, tem foco, tem estratégia e tem técnica na abordagem do idoso".

 "Muitas pessoas gostariam de tratar dos idosos como entidades sem fins lucrativos, mas às vezes falta o conhecimento técnico. E na 'A Mao Branca' encontramos tudo isso à disposição dos idosos. Vai até mais do que a Política Nacional do Idoso determina", afirmou Frange.


foto: Moacir Gois/Revista CHAMS


foto: Moacir Gois/Revista CHAMS

 Para Elizabeth Zogbi, presidente da associação beneficente, a homenagem desta quarta-feira é um reconhecimento público do trabalho executado desde 1912 em prol dos idosos. "Nesses últimos anos conseguimos chegar a uma excelência no nosso trabalho. Acredito que uma instituição que durante 100 anos vem atuando dessa maneira levantou a admiração de algumas pessoas, e fico muito feliz por estar aqui hoje recebendo esse reconhecimento", disse.

 A diretoria da associação "A Mão Branca" também aproveitou a sessão solene para lançar o guia "100 Dicas Para Mais 100 Anos", que reúne orientações elaboradas por especialistas para garantir mais qualidade de vida aos idosos.


Missa celebra 100 anos d’A Mão Branca

A Catedral Ortodoxa de São Paulo ficou lotada na bela missa celebrada em 25 de março de 2012, dia da fundaçâo d´A Mão Branca. Celebrada por D. Damaskinos Mansour, arcebispo da Igreja Ortodoxa no Brasil, a missa contou com a participaçâo da presidente da entidade, Elizabeth Zogbi, diretores da instituiçâo, voluntários, autoridades e convidados.

A Mão Branca lança livro com 100 dicas para saúde e bem estar do idoso

Um trabalho feito a mais de dez mãos competentes resultou no livreto 100 Dicas para mais 100 Anos, que a Mão Branca acaba de lançar.

Elaborada a partir da experiência da equipe médica e técnica da instituição, a cartilha traz uma centena de recomendações que vão de adaptações domésticas até o lazer, passando por nutrição e cuidados com a preservação da saúde.

Os exemplares estão disponibilizados n’ A Mão Branca para consulta e aquisição.

Extraímos da cartilha algumas dicas para publicar aqui. Fique atento:

Centro de Convivência do Capão Redondo é mais uma alternativa para o bem estar dos idosos

O primeiro centro de convivência formado pela Associação A Mão Branca atende cerca de 70 idosos de 65 a 70 anos por dia. Atuando no Capão Redondo, em um salão de uma paróquia, o projeto tem como objetivo unir pessoas por meio do voluntariado e profissionais capacitados a garantir a um ambiente mais agradável, independente e alegre para os idosos.

De acordo com a presidente da Associação, Elizabeth Zogbi, o Centro de Convivência foi concebido para mostrar a sociedade civil e para seus representantes que é possível criar ambientes saudáveis para a terceira idade e que não necessitam de internação.

Além da assistência médica, os idosos que frequentarem o centro têm atividades ocupacionais, como coral, pintura, aula de dança, ginástica e até cinema. Também são programadas visitas a parques, museus, restaurantes e apresentações musicais. A Mão Branca tem como objetivo disponibilizar 400 vagas em novos centros na Zona Sul de São Paulo.

 

 
  Criação FamilySites